A batalha pela educação no Litoral: enquanto Matinhos e Pontal comemoram, Guaratuba vê nota cair e gera polêmica
A divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2023 acendeu o debate sobre a qualidade do ensino nas cidades litorâneas do Paraná. Enquanto Matinhos e Pontal do Paraná comemoram a melhora nos indicadores e atribuem o sucesso a suas gestões, Guaratuba vê sua nota cair e enfrenta críticas da oposição.
Os resultados do IDEB, divulgados na quarta-feira (14), revelam um cenário contrastante entre as três principais cidades balneárias do estado. Matinhos e Pontal do Paraná alcançaram a mesma nota 6,2 nos anos iniciais do ensino fundamental, superando a média estadual e nacional. Em Guaratuba, no entanto, a nota caiu para 5,9, interrompendo uma trajetória de crescimento nos últimos anos.
Gestões celebram sucesso e atribuem resultados a políticas públicas
Os prefeitos de Matinhos e Pontal do Paraná, Zé da Ecler (PSDB) e Rudão Gimenes (MDB), respectivamente, não esconderam a satisfação com os resultados e utilizaram as redes sociais para celebrar as conquistas. Ambos destacaram o investimento em educação e o trabalho em conjunto com a comunidade escolar como fatores determinantes para a melhoria dos indicadores.
Em Pontal do Paraná, o prefeito Rudão Gimenes ressaltou o compromisso da gestão com o futuro das crianças e atribuiu o sucesso aos investimentos em infraestrutura escolar e à valorização dos profissionais da educação. Em Matinhos, o secretário municipal de Educação, Alzino Neto, explicou que, apesar das dificuldades enfrentadas durante a pandemia, a dedicação dos professores foi fundamental para a recuperação do aprendizado dos alunos.
Guaratuba: queda no IDEB e críticas à gestão
Em Guaratuba, a situação é bem diferente. A queda no IDEB gerou críticas da oposição, que acusa a atual gestão de descaso com a educação. O candidato a prefeito Maurício Lense (Podemos) comparou os resultados atuais com os obtidos durante a gestão da ex-prefeita Evani Justus, destacando que o IDEB havia crescido significativamente nos últimos anos de seu mandato.
Lense também criticou a redução dos investimentos em educação e defendeu a implementação de uma gestão participativa, com a participação de professores e famílias nas decisões. Os dados apresentados pelo candidato indicam que o orçamento da educação em Guaratuba aumentou consideravelmente nos últimos anos, mas os resultados do IDEB não acompanharam esse crescimento.
O que está por trás dos diferentes resultados?
A disparidade nos resultados do IDEB entre as três cidades litorâneas levanta questionamentos sobre as políticas públicas implementadas em cada município. Fatores como investimento em infraestrutura escolar, valorização dos profissionais da educação, qualidade do ensino e participação da comunidade escolar podem influenciar significativamente o desempenho dos alunos.
Um debate que vai além das eleições
A discussão sobre a qualidade da educação em Guaratuba se intensificou com a proximidade das eleições municipais. Os candidatos à prefeitura utilizam os dados do IDEB como argumento para defender suas propostas e criticar seus adversários. No entanto, o debate sobre a educação deve transcender as disputas políticas e envolver toda a sociedade.
Conclusão
A divulgação do IDEB 2023 revela um cenário complexo e desafiador para a educação no Litoral do Paraná. Enquanto algumas cidades comemoram a melhoria dos indicadores, outras enfrentam dificuldades e precisam buscar soluções para garantir o direito à educação de qualidade para todos os alunos.
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