anaguá, 14 de junho de 2024 – Em um marco para o planejamento portuário brasileiro, a empresa pública Infra S.A. apresentou nesta sexta-feira (14) ao Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Paranaguá (CAP) a nova metodologia do Plano Mestre para o complexo portuário. Paranaguá e Antonina serão os primeiros portos a receber o novo modelo, considerado um dos mais abrangentes e eficientes do setor, por sua capacidade de avaliar detalhadamente as necessidades de cada área e direcionar investimentos de forma estratégica.
Um Instrumento Essencial para o Desenvolvimento Portuário
O Plano Mestre, de competência do Ministério de Portos e Aeroportos, é um instrumento fundamental para o planejamento estratégico dos portos públicos brasileiros. Através de análises aprofundadas, o plano identifica gargalos logísticos, define ações e direciona investimentos com o objetivo de otimizar a eficiência operacional e impulsionar o crescimento do setor portuário. O último Plano Mestre para o Porto de Paranaguá foi elaborado em 2018, com atualizações previstas a cada quatro anos. Devido à pandemia da Covid-19, a implementação do plano que seria realizada em 2022 foi adiada para 2024.
Paranaguá na Vanguarda do Planejamento Portuário
“Considerando a relevância do Porto de Paranaguá para o cenário nacional, como um ativo portuário estratégico, é crucial iniciarmos a implementação do novo Plano Mestre aqui”, enfatizou Alex Sandro Ávila, presidente do CAP e secretário nacional de Portos. “Paranaguá está na vanguarda desse processo, e a capacidade de planejamento e previsibilidade proporcionada pelo Plano Mestre nos permite identificar oportunidades e direcionar os recursos de forma mais assertiva, otimizando o desempenho do porto e impulsionando o desenvolvimento da região”, completou.
Comunidade Portuária Engajada no Processo
O engajamento da comunidade portuária tem sido fundamental para o sucesso da iniciativa. Durante as últimas duas semanas, a equipe da Infra S.A. realizou visitas ao porto e à sua retroárea, a área externa que abrange diversos serviços logísticos e infraestruturais. “As empresas, tanto públicas quanto privadas, os trabalhadores, a equipe do porto e os demais órgãos atuantes demonstram grande entusiasmo e colaboração”, destacou Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente do Porto de Paranaguá. “Através dessa união de esforços, estamos construindo um porto cada vez mais estruturado e eficiente, beneficiando toda a comunidade local e impulsionando a competitividade do Brasil no cenário internacional”, complementou.
Análise Detalhada e Abordagem Abrangente
A coordenadora da Infra S.A., Samantha Albuquerque, ressaltou a importância da visita à retroárea para o detalhamento do Plano Mestre. “As respostas recebidas nos questionários foram extremamente completas, e durante as visitas tivemos a oportunidade de esclarecer dúvidas e aprofundar o conhecimento sobre as necessidades da região”, explicou. “A retroárea do Porto de Paranaguá é extensa, e essa visita nos permitiu ter uma visão mais abrangente e detalhada, o que será fundamental para a elaboração de um plano preciso e eficaz”, completou.
Parceria com a UFMA para um Plano Mestre Robusto
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) é parceira fundamental no projeto, sendo responsável pela elaboração de dois macrocadernos: um com foco em Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) e outro voltado à infraestrutura e operações portuárias. Esses materiais servirão como base para a elaboração do Plano Mestre final, garantindo que o plano seja abrangente, atenda às melhores práticas internacionais e esteja em consonância com os princípios de sustentabilidade e responsabilidade social.
Um Futuro Promissor para o Porto de Paranaguá
A implementação do novo Plano Mestre representa um marco histórico para o Porto de Paranaguá, abrindo caminho para um futuro promissor de crescimento sustentável e desenvolvimento portuário de excelência. Com um planejamento estratégico robusto, investimentos direcionados e a colaboração de toda a comunidade portuária, o Porto de Paranaguá está pronto para se consolidar como um dos principais polos logísticos da América Latina, impulsionando a competitividade do Brasil no cenário internacional e gerando benefícios socioeconômicos para toda a região.