Duas câmeras transmitem 24 horas por dia a evolução da obra que vai revolucionar o litoral paranaense.
A tão aguardada Ponte de Guaratuba está saindo do papel! E você pode acompanhar cada etapa dessa construção histórica de perto, sem sair de casa. Graças às duas câmeras de alta definição instaladas no canteiro de obras, é possível acompanhar em tempo real o progresso da ponte que vai conectar Matinhos e Guaratuba.
O coração da obra:
Uma das câmeras está focada no coração da obra: o canteiro industrial. É por ali que passam todos os materiais e equipamentos necessários para a construção da ponte, além de ser o ponto de acesso principal do lado de Guaratuba. Já a segunda câmera oferece uma vista privilegiada dos apoios 4 e 5, que englobam o vão central e o trecho estaiado, permitindo acompanhar de perto a construção dessa parte fundamental da ponte.
Transparência e tecnologia:
A instalação das câmeras demonstra o compromisso do governo do Paraná com a transparência e a participação da população. A engenheira Larissa Vieira, do DER/PR, destaca que “essa tecnologia aproxima a comunidade do empreendimento, permitindo que todos possam visualizar o desenvolvimento de cada etapa, desde a fundação até a conclusão”.
Um marco para o Paraná:
Com 1.244 metros de extensão, a Ponte de Guaratuba terá quatro faixas de tráfego, ciclovia e um design moderno. Essa obra, orçada em R$ 386,9 milhões, é fundamental para melhorar a mobilidade e o desenvolvimento econômico da região.
Como acompanhar a obra:
Para acompanhar a construção ao vivo, basta acessar o link. Você poderá ver a evolução das obras, as diferentes etapas da construção e até mesmo os desafios enfrentados pela equipe.
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Acompanhe a construção da Ponte de Guaratuba, compartilhe esse post com seus amigos e familiares e ajude a divulgar essa grande conquista para o Paraná! Use a hashtag #PonteDeGuaratuba para que mais pessoas possam acompanhar essa obra histórica.
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O Governo do Paraná, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), anunciou nesta quarta-feira (04) o início das obras de duplicação da PR-412, entre Matinhos e Pontal do Paraná. A iniciativa, com investimento de R$ 308 milhões, visa melhorar a mobilidade e a segurança na região, especialmente durante a alta temporada.
Um novo trecho moderno e seguro
A obra abrangerá um trecho de 14,28 km, desde a ponte sobre o Canal de Matinhos até o entroncamento com a PR-407, em Praia de Leste. A nova rodovia contará com:
Pista central em concreto: Maior durabilidade e resistência, garantindo maior segurança e conforto aos motoristas.
Vias marginais: Facilitarão o acesso aos estabelecimentos comerciais e residências localizados às margens da rodovia.
Ciclovias e calçadas: Estimularão o uso de bicicletas e a prática de atividades físicas, além de garantir a segurança dos pedestres.
Novas pontes e viaduto: Melhorarão a fluidez do tráfego e a segurança dos cruzamentos.
Iluminação moderna: Aumentará a visibilidade e a segurança durante a noite.
Benefícios para a região
A duplicação da PR-412 trará diversos benefícios para a região, como:
Redução do tempo de viagem: A nova rodovia terá mais pistas, o que diminuirá o tempo de deslocamento entre as cidades.
Aumento da segurança: A nova rodovia será mais segura, com pistas separadas, sinalização adequada e iluminação.
Melhoria da qualidade de vida: A obra contribuirá para a melhoria da qualidade de vida da população, com mais segurança e fluidez no trânsito.
Impulso ao turismo: A nova rodovia facilitará o acesso às praias e outros atrativos turísticos da região, contribuindo para o desenvolvimento econômico local.
Próximos passos
A abertura das propostas para a contratação da empresa responsável pela obra está marcada para o dia 10 de outubro, no portal de compras do governo federal. O prazo de execução da obra é de três anos.
Outras obras no litoral
A duplicação da PR-412 faz parte de um conjunto de investimentos do Governo do Paraná no litoral, que inclui a Ponte de Guaratuba, a engorda da praia de Matinhos, obras no binário de Pontal e a Ponte do Valadares em Paranaguá.
O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, destaca a importância da obra:
“Esta é mais uma grande obra aguardada pela população do litoral. Com a duplicação da PR-412, estamos investindo em infraestrutura moderna e segura, contribuindo para o desenvolvimento da região e para a melhoria da qualidade de vida de todos os paranaenses.”
A Portos do Paraná iniciou uma consulta pública nesta quinta-feira (05) para receber sugestões e contribuições que aprimorem o processo de arrendamento da área PAR25, destinada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais no Porto de Paranaguá. A consulta, que estará aberta até o dia 21 de outubro, visa garantir a transparência e a participação da sociedade na definição das regras do leilão.
“Acreditamos que a consulta pública é fundamental para garantir a eficiência e a competitividade do processo licitatório”, afirmou Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná. “Ao abrir esse espaço de diálogo, buscamos construir um processo transparente e alinhado às melhores práticas do setor portuário.”
Investimento de R$ 500 milhões e impacto na economia
O arrendamento da PAR25 prevê um investimento de R$ 500 milhões em infraestrutura portuária, o que, somado a outros projetos em andamento, elevará o total de investimentos no Porto de Paranaguá a R$ 4 bilhões. Essa expansão consolida o porto como um dos principais hubs logísticos do país e impulsiona o desenvolvimento econômico da região.
Como participar
Interessados em contribuir com o processo podem acessar as minutas e documentos técnicos no site da Portos do Paraná e no portal da ANTAQ. As sugestões devem ser enviadas até o dia 21 de outubro, exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponível no site da consulta pública. Além disso, será realizada uma audiência pública híbrida, com data a ser definida, para esclarecer dúvidas.
A importância estratégica da PAR25
A área PAR25 é estratégica para o Porto de Paranaguá, especialmente para o setor de granéis sólidos vegetais. Ao abrir o processo de arrendamento de forma transparente e participativa, a Portos do Paraná reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a competitividade do porto.
O governo do Paraná dá um importante passo para revitalizar um dos mais importantes corredores aquáticos do estado. O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta semana a aprovação do anteprojeto de dragagem, sinalização náutica e construção de infraestrutura turística no Canal do Varadouro, um marco histórico que promete transformar a região e impulsionar o desenvolvimento sustentável.Um Patrimônio Histórico e Natural:
O Canal do Varadouro, com seus seis quilômetros de extensão, conecta as baías de Paranaguá e Cananéia (SP), passando por ilhas paradisíacas como Superagui e das Peças. Sua história remonta a séculos atrás, quando indígenas e colonizadores utilizavam a via para navegar e comercializar. A obra de revitalização, que será realizada pela Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) em parceria com o Paraná Projetos, visa recuperar o potencial histórico, cultural e ambiental desse importante canal.
Melhorias para a Navegação e o Turismo:
O projeto prevê diversas melhorias, como a dragagem do canal para aumentar a profundidade e facilitar a navegação de embarcações de maior porte, a instalação de sinalização náutica para garantir a segurança dos navegantes e a construção de infraestrutura turística nas comunidades ribeirinhas. Serão construídos trapiches, pontes de acesso e áreas de apoio aos visitantes, com destaque para as comunidades de Superagui e Ilha das Peças, que receberão estruturas maiores para atender à demanda turística.
Desenvolvimento Sustentável e Benefícios para as Comunidades:
A revitalização do Canal do Varadouro tem como objetivo principal promover o desenvolvimento sustentável da região, beneficiando as comunidades locais e preservando o meio ambiente. Com a melhoria da infraestrutura e o incentivo ao turismo, espera-se gerar emprego e renda para os moradores, valorizar a cultura local e promover a conservação da Mata Atlântica.
O que dizem as autoridades:
O secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, destaca o potencial turístico da região e a importância de preservar o patrimônio natural. “O Canal do Varadouro é uma verdadeira joia escondida, com um potencial turístico imenso. Essa obra vai mudar a cara do litoral paranaense e gerar muitos benefícios para a população”, afirma.
Já o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza, ressalta a importância de conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. “Vamos trabalhar em conjunto com os órgãos ambientais para garantir que o projeto seja executado de forma sustentável, beneficiando as comunidades locais e preservando a biodiversidade da região”, afirma.
Um Futuro Promissor:
A revitalização do Canal do Varadouro representa um marco histórico para o Paraná. Com investimentos em infraestrutura, turismo e preservação ambiental, a região está pronta para se tornar um dos destinos mais procurados do litoral brasileiro.
O Berço de um Sonho: O Litoral Paranaense
O litoral paranaense, com suas baías exuberantes e ilhas paradisíacas, sempre foi um palco de atividades humanas e um ponto estratégico para a navegação. A história do Canal do Varadouro se entrelaça com essa rica história, sendo um testemunho vivo da adaptação humana ao ambiente litorâneo.
Nascente de um Sonho: O Tratado de Tordesilhas e as Ambições Coloniais
A criação do Canal do Varadouro tem suas raízes no distante Tratado de Tordesilhas, que dividiu o mundo entre Portugal e Espanha. A região, localizada entre as atuais cidades de Paranaguá e Cananéia (SP), era disputada pelas duas potências coloniais devido à sua importância estratégica para o comércio e a defesa. A necessidade de estabelecer uma rota marítima segura e eficiente entre as duas baías impulsionou a ideia de abrir um canal que unisse os dois pontos.
Os Primeiros Sonhadores: A Luta pela Abertura do Canal
A ideia de construir um canal que ligasse as baías de Paranaguá e Cananéia era antiga e motivada por diversas razões, como o desenvolvimento econômico da região, a melhoria das comunicações e a defesa do território. Ao longo dos séculos, diversos documentos e leis foram elaborados com o objetivo de viabilizar a obra, mas foi somente no século XX que o sonho se tornou realidade.
A Realização de um Sonho: A Construção do Canal
Após décadas de projetos e discussões, a construção do Canal do Varadouro finalmente teve início na década de 1950. A obra, realizada por meio de esforços conjuntos do governo e da comunidade local, foi um marco para o desenvolvimento da região. A abertura do canal facilitou o acesso a diversas comunidades ribeirinhas, impulsionou o comércio e o turismo, e contribuiu para a formação da identidade regional.
Um Patrimônio Histórico e Natural
O Canal do Varadouro é muito mais do que uma simples via navegável. Ele representa um marco histórico, um patrimônio cultural e um ecossistema único. A região abriga uma rica biodiversidade, com manguezais, restingas e ilhas que servem de habitat para diversas espécies de animais e plantas. A preservação desse patrimônio natural é fundamental para garantir a sustentabilidade do turismo e a qualidade de vida das comunidades locais.
O Futuro do Canal do Varadouro
Com a revitalização em curso, o Canal do Varadouro se prepara para um novo momento em sua história. A obra de dragagem, sinalização náutica e construção de infraestrutura turística promete transformar a região, impulsionando o desenvolvimento econômico e social, e consolidando o Canal do Varadouro como um dos principais destinos turísticos do litoral paranaense.
Considerações Finais:
A história do Canal do Varadouro é um exemplo de como a determinação humana pode transformar a paisagem e a vida das pessoas. Ao longo dos séculos, o canal foi muito mais do que uma simples via de navegação, sendo um símbolo de identidade, desenvolvimento e preservação ambiental. Com a revitalização em curso, o Canal do Varadouro se prepara para um futuro promissor, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do litoral paranaense.
A ONG Eco Local Brasil realiza uma grande expedição de limpeza em 23 praias do litoral paranaense, com o objetivo de retirar 30 toneladas de resíduos e transformar o lixo em produtos sustentáveis. Uma iniciativa essencial para a preservação dos oceanos.
A costa paranaense está recebendo um mutirão de limpeza sem precedentes. A Expedição Oceano Protegido Brasil, liderada pela ONG Eco Local Brasil, iniciou uma jornada de 23 praias com o objetivo ambicioso de retirar cerca de 30 toneladas de resíduos, principalmente plásticos.
Limpeza em áreas de difícil acesso
Uma das características marcantes da expedição é a escolha de locais pouco habitados e de difícil acesso, onde o acúmulo de lixo é mais intenso devido às correntes marítimas e ao descarte irregular nos rios. Entre as praias já percorridas estão a Praia do Ervino, Praia Grande, Barra do Saí e Guaratuba.
Transformando o lixo em arte
Após a coleta, todo o material recolhido será transformado em produtos sustentáveis, como chaveiros, raspadores de pranchas e mobiliários urbanos. Essa iniciativa inovadora demonstra que é possível dar um novo destino ao lixo, gerando renda e conscientizando a população sobre a importância da reciclagem.
Um compromisso com o futuro dos oceanos
Fundada em 2002, a Eco Local Brasil já realizou mais de 400 ações de limpeza em todo o Brasil, retirando mais de 182 mil quilos de resíduos das praias. A ONG atua em diversas frentes, como educação ambiental, pesquisa e desenvolvimento de projetos sustentáveis.
“Nosso objetivo é sensibilizar a população sobre a problemática do lixo marinho e incentivar a adoção de hábitos mais sustentáveis”, afirma Filipe Oliveira, coordenador da Eco Local Brasil. “Acreditamos que a limpeza das praias é apenas o primeiro passo para um futuro mais limpo e saudável para os nossos oceanos”.
Prepare-se para viver um fim de semana inesquecível! A 3ª edição do Matinhos Rock In Beer está chegando e promete agitar o litoral paranaense nos dias 7 e 8 de setembro, na Arena Vicente Gurski. Com uma programação musical eclética, cervejas artesanais e gastronomia de qualidade, o festival é a pedida perfeita para quem busca diversão e quer contribuir com uma causa nobre.
Line-up de tirar o fôlego:
O festival contará com um line-up de tirar o fôlego, com bandas que vão do punk rock ao rock nacional, passando por clássicos do rock brasileiro. Confira as atrações confirmadas:
Punch Drunk: Conhecida por suas performances enérgicas e contagiantes.
Dnoiz: Com um som inovador e performances marcantes, a banda promete surpreender o público.
Violet Band: Uma mistura única de influências que atravessam diferentes eras do rock.
Geração Coca-Coca: Revivendo os grandes sucessos do rock nacional.
Rock feeling good: Encerrando o festival com chave de ouro.
Cerveja artesanal e gastronomia:
Além da música, o festival contará com uma variedade de cervejas artesanais, com rótulos para todos os gostos. A gastronomia também estará presente, com opções para todos os paladares, desde petiscos até pratos mais elaborados.
Solidariedade:
O ingresso para o festival é simbólico: 1kg de alimento não perecível. Toda a arrecadação será destinada a instituições de caridade da região.
A construção da Ponte de Guaratuba representa um marco histórico para o Paraná. A obra, que ligará as cidades de Matinhos e Guaratuba, está avançando rapidamente e já mostra resultados concretos. Com investimentos recordes do Governo do Estado, a ponte se consolida como um dos maiores projetos de infraestrutura do estado.
Um novo capítulo para o Litoral Paranaense:
A nova ponte trará inúmeros benefícios para a região, como:
Melhoria da mobilidade: A travessia entre Matinhos e Guaratuba será mais rápida e eficiente, reduzindo o tempo de viagem e os congestionamentos, especialmente durante a alta temporada.
Desenvolvimento econômico: A ponte impulsionará o desenvolvimento econômico da região, atraindo novos investimentos e gerando empregos.
Turismo: A facilidade de acesso à Ilha do Mel e outros atrativos turísticos da região impulsionará o turismo, gerando mais receita para os municípios.
Qualidade de vida: A nova ponte contribuirá para melhorar a qualidade de vida dos moradores e turistas, oferecendo uma infraestrutura moderna e segura.
Características técnicas da ponte:
A ponte terá 1.244 metros de extensão e contará com:
Quatro faixas de rolamento: Garantindo fluidez no tráfego e segurança para os motoristas.
Duas faixas de segurança: Aumentando a segurança para pedestres e ciclistas.
Barreiras rígidas de concreto: Protegendo os usuários da via e evitando acidentes.
Calçada com ciclovia: Incentivando o uso de bicicletas e promovendo a mobilidade sustentável.
Guarda-corpo: Aumentando a segurança dos usuários da ponte.
Acesso para pedestres e ciclistas: Facilitando a travessia para quem não utiliza veículos automotores.
Sustentabilidade e meio ambiente:
A construção da ponte está sendo realizada com o máximo cuidado para preservar o meio ambiente. São adotadas diversas medidas para minimizar os impactos ambientais, como:
Monitoramento da qualidade da água: Realização constante de análises da qualidade da água da baía de Guaratuba.
Plantio de mudas: Compensação ambiental através do plantio de mudas de espécies nativas.
Gestão de resíduos: Adoção de práticas sustentáveis para o descarte de resíduos da obra.
Cronograma e investimentos:
O Governo do Paraná está investindo cerca de R$ 386,9 milhões na construção da ponte. Os recursos estão sendo destinados para a execução da obra, desapropriações de áreas e pagamento de mão de obra. A previsão é que a ponte seja entregue em dois anos, e o governo está trabalhando incansavelmente para cumprir esse prazo.
Impacto social:
Além dos benefícios para a infraestrutura e a economia, a construção da ponte também está gerando empregos e movimentando a economia local. Atualmente, mais de 300 trabalhadores estão envolvidos na obra, e esse número deve aumentar nos próximos meses.
Um futuro promissor:
A Ponte de Guaratuba representa um investimento no futuro do Paraná. A obra trará diversos benefícios para a população e para o estado como um todo, consolidando o Paraná como um estado moderno e desenvolvido.
O Encantadas Jazz Festival consolidou-se como um dos maiores eventos musicais do Sul do Brasil, atraindo mais de 40 mil pessoas à Ilha do Mel em sua segunda edição. Realizado ao longo do mês de agosto, o festival movimentou a economia local e colocou a ilha no mapa do turismo nacional.
Um evento para todos os gostos:
Com uma programação diversificada, o Encantadas Jazz ofereceu mais de 80 atrações para todos os públicos, desde os amantes do jazz tradicional até os apreciadores de ritmos mais contemporâneos. O palco principal, localizado em frente ao trapiche de desembarque da Praia de Encantadas, recebeu grandes nomes da música nacional e internacional, como:
Rebeca Friedmann Trio
Sotak Comfusion Family
Otávio Augusto Quarteto
DJ Snope
Cardozo Ethnic Jazzy
CWB Jazz Club
Loops On
DJ Selecta Manzana
Rafaela Mood (Paraguai)
Club Murakami (Colômbia)
Noise Jazz Merlo (Argentina)
Festa Cheto Mal (Argentina)
Wes Ventura (Paraná)
Willy Bronca (Peru)
Além do palco principal, o festival contou com circuitos alternativos em restaurantes locais, ações ambientais, aulas de yoga e outras atividades que enriqueceram a experiência dos visitantes.
Impacto econômico:
O Encantadas Jazz gerou um impacto significativo na economia da Ilha do Mel, movimentando diversos setores como:
Hospedagem: As pousadas da ilha registraram alta ocupação durante o período do festival.
Gastronomia: Restaurantes e bares aproveitaram a oportunidade para oferecer um cardápio especial aos turistas.
Comércio: Vendedores locais tiveram um aumento nas vendas de produtos artesanais e souvenirs.
Reconhecimento e futuro:
O sucesso do Encantadas Jazz é resultado de um trabalho conjunto entre o Governo do Estado do Paraná, a Secretaria de Turismo e os empresários locais. O festival se consolidou como um importante atrativo turístico para a região e contribui para o desenvolvimento econômico da Ilha do Mel.
Para a próxima edição, a expectativa é ainda maior, com novas atrações e um público ainda mais numeroso.
Os Portos do Paraná consolidam sua posição de liderança no setor portuário brasileiro. Com cinco títulos consecutivos de melhor gestão portuária do país, concedidos pelo prêmio Portos + Brasil, os terminais paranaenses demonstram um compromisso com a excelência e a eficiência.
Destaque em diversos indicadores:
Movimentação de soja: Os portos de Paranaguá e Antonina registraram um crescimento de 16% na exportação de soja no primeiro semestre de 2024, superando a média nacional em quatro vezes.
Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP): Os portos paranaenses alcançaram a nota máxima de 100 pontos, evidenciando a qualidade da gestão e o cumprimento de todos os requisitos exigidos pelo Ministério de Portos e Aeroportos.
Turismo de cruzeiros: O Paraná entrou para a rota regular de navios de cruzeiros, recebendo mais de 39 mil turistas na temporada 2023/2024. A MSC Cruzeiros confirmou a inclusão de Paranaguá em suas próximas temporadas, com pacotes já disponíveis para a temporada 2024/2025.
Novas informações sobre navios de cruzeiro:
A temporada de cruzeiros 2024/2025 promete ser ainda mais promissora para o Paraná. Além da MSC Cruzeiros, que já confirmou sua presença com os navios MSC Lirica e MSC Musica, outras companhias estão sendo negociadas para ampliar a oferta de destinos e atrair um público ainda maior.
Impacto econômico:
A chegada dos navios de cruzeiro representa um importante impulso para a economia local, gerando empregos, divulgando os atrativos turísticos da região e aumentando a receita de diversos setores, como hotelaria, restaurantes e comércio.
O futuro:
Os Portos do Paraná continuam investindo em infraestrutura e modernização para atender à crescente demanda e fortalecer sua posição como um dos principais portos do Brasil. Com uma gestão eficiente e uma visão de futuro, os terminais paranaenses estão preparados para enfrentar novos desafios e consolidar seu sucesso.
Guaratuba se prepara para mais uma etapa importante nas obras da nova ponte que ligará a cidade a Matinhos. A partir da próxima segunda-feira (09), o trânsito na Avenida Antônio dos Santos Miranda, região do Morro do Bombeiro, sofrerá alterações significativas.
Sentido único e interdições:
A Avenida Antônio dos Santos Miranda passará a ter sentido único, do centro para o ferry boat.
Uma das três faixas será interditada.
Uma faixa será destinada exclusivamente ao acesso ao ferry.
A última faixa será reservada para moradores de Caieiras.
Rotas alternativas e recomendações:
Tráfego saindo do ferry boat: Utilize a Rua Marechal Hermes (sentido duplo) para acessar o centro de Guaratuba.
Tráfego saindo do ferry para Caieiras: Sem alterações.
Condutores: Redobre a atenção e siga a sinalização. Evite horários de pico e pedestres: Utilize as faixas de travessia.
Sobre a nova ponte:
A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros e contará com 4 faixas de rolamento, 2 faixas de segurança, ciclovia e outras modernidades. Os acessos também estão sendo ampliados para facilitar a locomoção na região.
Impacto para a cidade:
As obras da ponte trarão diversos benefícios para Guaratuba e região, como:
Melhoria da mobilidade urbana.
Redução do tempo de viagem.
Estímulo ao turismo.
Desenvolvimento econômico.
Fique atento às atualizações:
Acompanhe as notícias sobre as obras da ponte e as alterações no trânsito através dos canais oficiais do DER/PR.