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Porto de Paranaguá se prepara para novo patamar de operação com aumento de 15% na movimentação

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Paranaguá, 2024 – O Porto de Paranaguá, no Paraná, se prepara para um novo patamar de operação nos próximos anos, com a expectativa de um aumento de 15% na movimentação de cargas em relação a 2023, quando foram registrados 65 milhões de toneladas. Para alcançar essa meta, investimentos em infraestrutura de acesso rodoviário e ferroviário são essenciais.

Destaques:

Novos projetos: A nova moega ferroviária (Moegão) centralizará a descarga de trens, e a Malha Sul terá novos investimentos a partir de 2027.
Nova Ferroeste: Ligação ferroviária entre Paranaguá e Maracaju (MS) terá 1.567 km e será leiloada em 2025.
Melhorias nas rodovias: Trecho da BR-277 entre Curitiba e Paranaguá, principal acesso ao porto para veículos pesados, receberá obras nos próximos 30 anos.
Caminhos da Safra: Expedição no Paraná mapeou gargalos nas estradas e projetos para otimizar a logística do Estado.
Investimentos em infraestrutura:

Concessão de parte das rodovias à iniciativa privada, com investimentos de R$ 30 bilhões em 30 anos.
Melhorias no trecho da BR-277 entre Curitiba e Paranaguá, que já sofreu interdições totais em 2022 e 2023, gerando prejuízos ao setor agropecuário.
Caminhos da Safra:

Expedição da Globo Rural percorreu o Paraná entre 24 e 28 de maio.
A equipe mapeou a capacidade de exportação dos portos brasileiros e os desafios logísticos do agronegócio.
O trajeto incluiu municípios como Guarapuava, Cascavel, Toledo, Carambeí, Ponta Grossa e Paranaguá.
O futuro do Porto de Paranaguá:

Com os investimentos em infraestrutura e a otimização da logística, o Porto de Paranaguá está pronto para se consolidar como um dos principais polos logísticos da América Latina, impulsionando o agronegócio brasileiro e a economia do Paraná

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